top of page

“Se eu soubesse o que sei hoje…” 😊

  • Foto do escritor: Patrícia Loução Rita
    Patrícia Loução Rita
  • 9 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Conhecem a expressão “Se eu soubesse o que sei hoje, teria feito diferente”?


Pois é… mas nós não sabíamos o que sabemos hoje, não éramos quem somos hoje e é por isso que não poderíamos ter feito diferente… e possivelmente, ainda bem!


Ainda bem que fizemos do modo que fizemos e que lidámos com determinada situação daquela forma, pois isso permitiu-nos constatar o resultado e perceber hoje, com o que sabemos hoje, que podemos fazer diferente, caso não seja aquele o resultado que pretendemos.


Porque as pessoas são “as pessoas e as suas circunstâncias.”


Nós somos a pessoa que somos, mais as nossas circunstâncias, logo a forma como agimos e lidamos com as situações, decorre dessa conjugação, neste momento presente – a pessoa que somos e as nossas circunstâncias atuais.


Logo, aquelas teorias de culpa e arrependimento, “porque fiz assim, mas devia ter feito assado”, não servem para nada, a não ser para nos lamentarmos e não sairmos do mesmo sítio.


Pois se pudéssemos ter feito diferente, teríamos feito.

Se não fizemos é porque não podíamos, não sabíamos, não conseguíamos, etc.


Se hoje podemos, sabemos e conseguimos fazer diferente, então é hoje, sendo quem somos hoje e perante as nossas circunstâncias de hoje, que teremos nova oportunidade de fazer.


Por vezes, somos tão exigentes connosco próprias/os, que até queríamos fazer o que ainda não sabemos fazer e queríamos conseguir o que ainda não conseguimos!


Sabendo o que sabemos hoje, seria diferente…

Claro que sim.

Mas se ainda não sabíamos… como haveríamos de fazer??!!


Afinal, estamos todos em processo de aprendizagem e Evolução, certo?

Não somos perfeitas/os.

Somos falíveis e inacabadas/os.


E aprender e evoluir é isso mesmo, fazer o melhor que se sabe e consegue, perante as circunstâncias que existem e recorrendo às “ferramentas” e capacidades que possuímos nesse momento.


Até porque, se já não é fácil fazer, quando sabemos o que devemos fazer, imaginem quando ainda nem sabemos!!! 😉


Podemos permitir-nos falhar, não conseguir, não saber tudo, não saber sempre… e isso é apenas sinal de que estamos Vivos, em permanente aprendizagem e em constante Evolução. 😊

 
 
 

Comments


© 2018 Psicologia e Evolução por Patrícia Loução Rita

bottom of page